quinta-feira, 4 de março de 2010

DICA LEGAL

Especialista dá dicas de como dirigir de forma segura

Data: 03.03.2010 - Fonte: MS Noticias




Trânsito agitado, aliado a motoristas displicentes e a más condições das vias: esta combinação torna o dia a dia do motorista ainda mais tumultuado e estressante, além de desgastar o veículo desnecessariamente. Dirigir defensivamente é hoje tarefa fundamental para a segurança do condutor, dado o volume da frota de veículos no Estado, que em apenas um ano aumentou em quase 10%, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito.

Para o especialista em trânsito do SEST/SENAT, Jorge Ramão Paiva, medidas simples reduzem os riscos de surpresas desagradáveis no trânsito, e resultam em uma economia 5 a 7% em combustível e em despesas gerais com o veículo. “Utilizar vias menos movimentadas e manutenção preventiva deve figurar no vocabulário do condutor”, revela.

Confira as dicas do especialista:

1º Planejamento de Percurso - O condutor deve escolher o melhor caminho, pelo qual ele vai chegar mais rápido. Nem sempre este é o caminho mais curto, mas sim o caminho no qual o condutor não vai se deparar com adversidades. “Por exemplo, no caso da capital, ao invés de escolhermos a Rui Barbosa, escolhermos a Padre João Crippa: ela é menos movimentada, e assim, chegamos ao nosso destino de forma mais rápida”.

2ª Manutenção Preventiva - É importante calibrar os pneus uma vez por semana, para tornar a frenagem mais segura. “O condutor deve calibrar os pneus antes de rodar muito”

3º Troca periódica das peças – Não espere quebrar as peças, troque-as dentro da vida útil. “Se o condutor espera o carro quebrar, imagina o transtorno que ele causa no trânsito: quebra o carro no meio da rua, e ainda precisa arcar com despesas de guincho.”

4º Forma de Dirigir – Realizar a troca das marchas corretamente, e pare no semáforo com o veículo desengatado.

5º Longas distâncias = faixa central – A faixa da direita é utilizada por veículos mais lentos, e a faixa da esquerda, por veículo que trafegam em alta velocidade, desta forma, é prudente que o condutor utilize a faixa central quando vai deslocar-se por longas distâncias. “A faixa central é mais adequada, pois evita frenagens constantes, e assim um dispêndio desnecessário de combustível”.

6º No estacionamento, pare sempre de ré – Você economiza tempo e combustível na hora de sair, já que no caso de um supermercado, por exemplo, o condutor está sempre mais apressado ao sair do que quando chega. Assim ele consegue manobrar o veículo com mais facilidade.

7º Ar condicionado e embreagem – Não mantenha o pé na embreagem. Ao sair com o veículo e ao acionar ao ar condicionado, deixe as janelas abertas por dois ou três minutos, para que o ar quente – que normalmente vem acompanhado de substâncias tóxicas – possa sair.

8º Pneus – É importante comprar dois pneus de uma vez só, assim, o condutor adquire produtos do mesmo lote, do mesmo fabricante e com as mesmas medidas. “Realize o rodízio trimestral dos mesmos”.

9º Abasteça sempre pela manhã – Assim a sujeira presente no tanque do posto de combustível fica depositada no fundo, desta forma, o consumidor compra um combustível mais limpo e evita entupimentos. “É importante ainda abastecer sempre no mesmo posto, aquele de confiança, para evitar combustíveis adulterados”.

O SEST/SENAT

O Sest (Serviço Social do Transporte) e o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) são entidades civis, integrantes do Sistema S, ligadas à CNT (Confederação Nacional do Transporte) e sem fins lucrativos. Ambas têm como missão desenvolver e disseminar a cultura do transporte, promovendo a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador, bem como a formação/qualificação de novos profissionais para eficiência e eficácia dos serviços a serem prestados à sociedade.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, agradeço pela propagação da minha dica de como economizar com veículos.Estou a disposição para troca de experências e sugestões no trânsito brasileiro. Sou especialista em segurança e trânsito, aqui em Campo grande/MS, meu email é jorgerpaiva@hotmail.cm
    abraços cordiais, Jorge Paiva

    ResponderExcluir