sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Valor do seguro de carro pode cair 20% com UPPs

Data: 29.10.2010 - Fonte: Jornal Extra




A queda no número de carros roubados no Rio - que chegou a 19% em um ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública - vai gerar economia para muita gente na hora de renovar o seguro, já a partir de novembro. A estimativa do presidente do Sindicato dos Corretores (Sincor-RJ), Henrique Brandão, é que a redução média dos valores seja de 10%, chegando a 20% em áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), como Zona Sul e Tijuca.

"As seguradoras estão muito receptivas à redução dos valores, pois já começaram a notar a queda no número de sinistros (indenizações)", explicou Brandão.

Liberdade de preços

Neival Rodrigues Freitas, diretor-executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), órgão que representa as seguradoras, não fala em valores, mas também acredita numa queda imediata. "Há uma forte tendência de redução nos preços, mas esse ajuste é feito individualmente e varia muito. Cada caso é um caso. As seguradoras têm liberdade total para definir seus valores", ressaltou.

Economia com seguro

Consultora de seguros há 22 anos, Angélica Ramos, do Instituto de Seguros do Rio, já começou a notar os valores mais baixos e, principalmente, a queda no número de roubos. "Tenho uma carteira com 600 clientes e, desde agosto, não registramos nenhum roubo", disse.

O produtor de eventos Allan Menezes, de 35 anos, aproveitou para fazer seu primeiro seguro. Morador de Bonsucesso, ele tem um Palio há cinco anos e apenas agora buscou proteção, por conta dos preços mais baixos. "Vinha pesquisando há alguns meses, mas o valor cobrado passava dos R$ 5 mil. Agora, consegui fechar por R$ 2.200. É um alívio".

Como se forma o preço

Idade, estado civil, ano do carro e, principalmente, o local de residência do proprietário são os fatores que mais contam na formação do preço do seguro. A seguradora é quem decide o peso de cada um dos itens como fator de risco.

As estatísticas da Secretaria de Segurança também não chegam a ser fundamentais. Para definir as regiões mais perigosas, elas avaliam o número de roubos entre seus segurados, fazendo com que um bairro seja mais caro ou barato, dependendo de cada seguradora.

Desconto com pesquisa

Para quem quer economizar, a pesquisa pode render um bom desconto. Como a concorrência entre as seguradoras é acirrada e as referências usadas como fator de risco são diferentes, o valor cobrado pelo seguro pode até dobrar entre uma seguradora e outra. E quem já tem seguro pode se beneficiar ainda mais. Para conquistar o cliente da rival, as seguradoras costumam dar descontos maiores para quem está fazendo a renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário